quarta-feira, 26 de outubro de 2016

EXPERIÊNCIAS


  No dia 11 de outubro,realizamos três experiências.Como nós usamos muitas vidrarias,as bolsistas Ana Carolina e Fiama deram uma aula explicando os nomes e as funções de cada uma.


 PRIMEIRO EXPERIMENTO:

- Gelatina
-Água
-Açúcar

  Foi o arco íris no tubo de ensaio, foram usadas gelatinas de várias cores dentro de tubos de Béquers, utilizamos uma pipeta para cada cor de  gelatina, para coloca-las no tubo de ensaio.O resultado foi um lindo arco íris.






  Por que as cores não se misturaram?
  Hipótese: O peso do açúcar é diferente nas concentrações. Onde tem mais açúcar a densidade é maior, por isso, com diferentes concentrações de açúcar, as cores não se misturam.

SEGUNDO EXPERIMENTO:

- Ovo;
-Fogo;
- Água.

  Ovo de aço, pegamos um ovo e fixamos ele em dois garfos. Acendemos uma vela, e deixamos o ovo em contato com o fogo até ele ficar completamente preto. Depois o colocamos em um Béquer com água.




  Por que o ovo fica com aparência metálica?
  Hipótese: O carbono do ovo não se mistura com a água. A queima da parafina forma uma camada de fuligem ao redor do ovo, como o carbono não se mistura com a água, forma uma aparência metálica.

TERCEIRO EXPERIMENTO:

-Água oxigenada super concentrada
-Iodeto de potássio
-Corante
-Detergente

  Nos deslocamos até o pátio, onde a bolsista Daiane, utilizou um Erlenmeyer para fazer a mistura,  inicialmente foi colocado a água oxigenada super concentrada, em seguida colocou corante e o detergente, por último o Iodeto de potássio.
  Por que causou essa explosão de espuma ?
  Hipótese: A fórmula da água oxigenada é H2O2 e ela é instável, ou seja, ela vai soltando oxigênio e se transformando  em água H2O e o Iodeto de potássio acelera a liberação de oxigênio. Com isso a água oxigenada vai soltando muitas bolhas (moléculas) e oxigênio e por causa do deter vai virando uma espuma. 

Texto da clubista: Jennifer Karsten.

Nenhum comentário:

Postar um comentário