terça-feira, 10 de maio de 2016

Experiências malucas

No encontro de hoje realizamos três experiências malucas. As clubistas Leticia, Mariana e Alice eram as responsáveis por levar as experiências para o clube.
Após a realização da experiência iniciamos uma discussão sobre o que aconteceu em cada uma delas, os clubistas deram as suas hipóteses e depois ouvimos as explicações.

Água e óleo
 
A experiência maluca da Leticia levantou vários questionamentos sobre o porquê da água e óleo não se misturarem, mas após adicionarmos detergente, eles se misturam. Isso acontece porque o detergente quebra a tensão superficial da água e óleo, permitindo que os dois se misturem após a agitação.



Ciclone em potinho

A Alice e a Mariana fizeram um ciclone dentro de um potinho utilizando água e detergente. Quando chacoalhavam o potinho em movimentos circulares e paravam podíamos visualizar a formação do ciclone. Isso acontece porque o movimento da água empurra a espuma do detergente para o centro de acordo com os movimentos realizados. E fica circulando como um ciclone dentro do potinho. 
 
 
Nó em fio de água
 

As meninas pegaram uma garrafa pet cheia de água e adicionaram corante, para facilitar a visualização, depois com a garrafa fechada, fizeram dois furinhos um do lado do outro, no meio da garrafa. Quando elas abriam a garrafa a água saia pelos furos e quando fechavam a água parava de sair. Além disso, a Alice nos mostrou que era possível dar um nó nos fios de água! Ela torcia um "fio" de água que saia de um dos furos por cima do outro, assim a água sai por um único "fio", mas quando ela passava a mão na água fazendo o movimento contrário ao de torção a água voltava a escorrer por dois fios. O que acontece é que a pressão do ar empurra a água para baixo ao abrir a tampa da garrafa, porque para o ar entrar a água tem que sair. E a formação do nó ocorre porque molhamos entre os furos e as moléculas de água tendem a se unir.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário